segunda-feira, 25 de maio de 2009

Doenças psicossomáticas são características da vida moderna

“Somente cuidando da mente é que você tem condições de manter a saúde”
Doenças psicossomáticas são as que têm um componente psíquico em sua origem. É uma manifestação orgânica, mas provocada por problemas emocionais, como a tensão nervosa e a depressão, entre outros.
Entretanto, alguns ainda guardam a idéia errônea de que são pura simulação, ou que se trate de hipocondria, ou seja, mania de doença. Nada disso. A cada dia surgem mais evidências de que corpo e alma estão tão estreitamente ligados, de que aquilo que afeta um, acaba afetando, também, o outro. Por exemplo: quando se somatiza, o corpo coloca para fora as emoções, por meio de um resfriado, diarréia, herpes, enxaqueca ou, na maioria dos casos, por meio de gestos, mímicas, contraturas, calor, tremor, dores de barriga, sustos, travamento dos dentes etc. Enfim, mediante tantas e tantas demonstrações físicas.
Para Moromizato, o acúmulo de informações negativas pode gerar quatro situações: choro, nervosismo ou agressividade, dependência de substâncias ou doenças:
1. Depressão: a pessoa está constantemente angustiada e triste. Tem que chorar bastante para se sentir aliviada, mas o choro não adianta, porque a gravação do evento desagradável na memória não se apaga por si só.
2. Agressividade: o indivíduo torna-se intolerante e agressivo. Pode, também, ficar tenso, nervoso, eternamente insatisfeito.
Doença: a pessoa pode somatizar, criando moléstias no corpo.
- No aparelho circulatório, o infarto e a pressão alta.
- No aparelho respiratório, a bronquite e a asma.
- No aparelho digestivo, a gastrite, a colite e a úlcera.
- No aparelho endócrino, pode ocorrer propensão para ganhar peso.
- No aparelho genital, a impotência ou a frigidez.
- No aparelho locomotor, a dor na coluna ou no corpo de modo geral.
Dependência: o indivíduo busca alívio no álcool, nas drogas e nos medicamentos. Essas substâncias bloqueiam o consciente, causando melhora temporária, visto que o indivíduo se esquece do problema. Contudo, com o fim do efeito, e a volta da lembrança, a pessoa fica novamente deprimida e não raro recorre de novo à droga, dando início a um ciclo vicioso.

www.servidorpublico.net/noticias

8 comentários:

  1. Olá meninas, é muito interessante o tema do blog de vocêis, contribuiu para o meu entendimento do que é doenças psicissomaticas.
    Abraços!
    Vandinéa O.Silva.

    ResponderExcluir
  2. oie pessoas!! muito interessante o blog hem!!! Adorei!

    Marah

    ResponderExcluir
  3. Realizar a pesquisa sobre o tema foi sem dúvida de grande riqueza, pois podemos conhecer as diversas doenças que estão ligadas as doenças psicossomáticas.Houve algumas dificuldades, mas o estudo foi muito válido para o grupo.

    Roberta

    ResponderExcluir
  4. Olá!


    Muito interessante, pois muitas pessoas ao adquirirem alguma destas doenças, não sabem que foi decorrente do emocional.

    Parabéns!

    Letícia

    ResponderExcluir
  5. Para mim e para o grupo foi um grande aprendizado pois não tinhamos essa visão do que era doenças psicossomaticas, as suas causas e consequencias, gostei muito.
    Geovana

    ResponderExcluir
  6. olá meninas, ficou muito legal o trabalho de vcs bem esclarecedor principalmente o vídio do Dr.Cesar Vasconcellos de Souza. parabéns bjus...
    Rosangela

    ResponderExcluir
  7. Nossa gostei muito do blog e achei muito interessante pois podemos vivenciae em nossa vida e não sabemos como lidar ...Adorei..bjuss Cris...passa no blog sobre sociopatia

    ResponderExcluir