sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vitiligo

Vitiligo caracteriza-se pela diminuição ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele) em certas áreas do corpo, gerando manchas brancas nos locais afetados. As lesões, que podem ser isoladas ou espalhar-se pelo corpo, atingem principalmente os genitais, cotovelos, joelhos, face, extremidades dos membros inferiores e superiores (mãos e pés). O vitiligo incide em 1% a 2% da população mundial.
Sintomas
Aparecem manchas brancas e bem delimitadas espalhadas pelo corpo. Não há como prever a surgimento e a evolução da doença podendo ocorrer, em um mesmo paciente, regressão de determinadas lesões enquanto surgem outras.
Apesar dos danos estéticos que acarreta, o vitiligo não causa nenhum prejuízo à saúde.


Tratamento
Os tratamentos convencionais são longos e geralmente envolvem aplicações de pomadas à base de corticóides, loções e fototerapia (exposição ao sol com uso de substâncias fotossensibilizantes). Raramente ocorre cura definitiva das lesões, pois há áreas que apresentam maior dificuldade de recuperar a pigmentação. Quando o processo afeta mais de 50% do corpo a opção de tratamento pode ser a despigmentação total da pele
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os resultados do tratamento cubano que esteve em voga durante algum tempo não foram superiores aos da fototerapia convencional..
É importante levar em conta que o estado psicológico do paciente, visto que fatores emocionais podem agravar o aparecimento e evolução das lesões.
Fonte: drauziovarella.ig.com.br
www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vitiligo

Um comentário:

  1. Olá...
    Boa Noite
    Gostei bastante deste tema "Vitiligo".
    Como foi dito, é muito difícil de alcaçar a cura desta doeça, ainda bem que não causa danos a saúde, apesar de que esteticamente falando, acaba causando grandes transtornos psicológico em várias pessoas.
    Já vi gente que, quando as manchas começaram a sair nos braços e pernas, só usavam calça e camisa de manga cumprida, quando surgiu no rosto, aí ficou pior ainda, pois tinha muita vergonha de sair de casa e com isso veio a depressão e a revolta. Até que a doença se alastrou pelo corpo todo e então nem parecia que eram manchas, mas sim um pele bem clara. Só assim esta pessoa que conheci voltou a ter uma vida social.
    É complicado!
    Abraços.
    E Parabéns pelo Blog.
    Paula

    ResponderExcluir